top of page

Membros

Ana Catia Ferreira

Ana Cátia Ferreira

Doutoranda em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa do Porto (Portugal), com linha de investigação no jornalismo infantojuvenil. Trabalhou como jornalista e editora em projetos para revistas e jornais em Portugal. Mestre em Marketing no IPAM Porto e licenciada em Estudos Especializados em Jornalismo Internacional na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Tem especialização em Crianças como Consumidoras, Pós-Graduação em Comunicação da Marca e em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais.

Bruna Colmann

Estudante do último período de jornalismo na PUCPR, descobriu o universo do jornalismo infantojuvenil em 2021, e realizou um curso ofertado pela ESPM sobre a temática. A paixão pela área foi imediata e, no primeiro semestre de 2022, produziu uma monografia sobre a relação entre o jornalismo infantojuvenil e a educação. Sempre gostou muito de crianças e é uma grande admiradora dos professores, do ambiente escolar e educacional

CAMILA SACCOMORI

Jornalista desde 2001, mãe da Pietra desde 2011 e freelancer na @vamoscriar. Soma 20 anos de experiência em veículos de imprensa com reportagem, produção e edição em diversas plataformas (jornal, revista, internet e TV) no Grupo RBS. Mestre em Comunicação e Novas Mídias (PUCRS), professora de Comportamento e Consumo (Uniritter) e bolsista do workshop “Primeira Infância Para Jornalistas”, na Columbia University (Nova York) em 2018.

Camila Salmazio

Jornalista com especialização em mídias sonoras, idealizadora e apresentadora do podcast jornalístico Radinho BdF voltado ao público infantil. Fala de jornalismo e literatura infantojuvenil no @tangerina_news. Mãe do Benjamin e da Madalena.

Cris Parente

Doutora em Comunicação (Universidade do Minho), mestre em Educação (UnB), professora e pesquisadora em Comunicação no IESB e na UnB, coordenadora adjunta do SOS Imprensa (FAC/UnB), membro da Unesco Working Group MIL Alliance, diretora da Iandé Comunicação e Educação. Sócia-fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação).

Fabricia Peixoto

Jornalista formada pela UFF (RJ), mestra e doutoranda em Administração de Empresas pela FGV-SP, é uma das fundadoras da Qualé, revista de jornalismo para crianças. Foi correspondente da BBC Brasil em Brasília, editora-assistente na IstoÉ Dinheiro e também repórter na Editora Abril.

Jornalista (UFPA) e mestre em comunicação e sociedade (UnB). Foi secretário de comunicação do Pará, diretor de jornalismo do Grupo Liberal e hoje lidera o Instituto Bem da Amazônia e a plataforma Amazônia Vox, que cria um banco de fontes e freelancers da Amazônia e produz conteúdo baseado em Jornalismo de Soluções. As reportagens da plataforma são revisadas previamente por estudantes do ensino médio da rede pública, da Escola Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará.

Giovana Botti

Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (USP), é pesquisadora de audiovisual infantojuvenil. Jornalista pela Universidade Federal do Espírito Santo, é integrante do Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes e colaboradora do selo Comkids.

Josy Fischberg

Jornalista formada pela PUC-Rio. Mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Foi editora assistente dos suplementos Globinho e Megazine, do jornal O GLOBO, voltados para crianças e adolescentes. Atualmente trabalha como coordenadora de projetos estratégicos na Editora Globo, especificamente com os jornais O GLOBO e Extra. 

Juliana Doretto

Jornalista, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte e do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autora de “Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças” (Alameda, 2013). Jornalista Amiga da Criança, título concedido pela Andi - Comunicação e Direitos. Foi repórter e redatora na Folha de S.Paulo e no portal UOL.

Marcio Gonçalves

Jornalista, professor, doutor em Ciência da Informação e pedagogo em formação pela UERJ. Em escolas, dá aulas de Mídias Digitais e de Design Thinking. Na faculdade, ministra aulas em curso de Jornalismo. É colunista do Jornal da Criança e facilitador do programa Educamídia.

Maria Carolina Cristianini

Editora-chefe do jornal Joca, com quase 15 anos de experiência em jornalismo infantojuvenil, dentre eles 10 anos na revista Recreio. É Jornalista Amiga da Criança, título concedido pela Andi - Comunicação e Direitos.

Maria Clara Cabral

Uma das fundadoras da Qualé, revista de jornalismo para crianças. É jornalista, com pós-graduação em comunicação integrada e marketing. Foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Brasília. Também passou por veículos como Terra e Diário do Grande ABC. Mãe da Beatriz e da Helena.

Mayara Penina

Mayara Penina é jornalista e mãe de Joaquim, de nove anos. Dedica seu trabalho à pesquisa e produção de conteúdo sobre mulheres e crianças. É especialista em educação infantil, cofundadora do Nós, mulheres da periferia e foi editora do Catraquinha e do Portal Lunetas. Em 2021, foi fellow do Dart Center for Journalism and Trauma da Universidade de Columbia de Nova York, investigando o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças na primeira infância.

MAYRA FERREIRA

Doutora e mestre em Comunicação pela Unesp – Bauru. Bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é Jornalista e Coordenadora de Conteúdo da TV Universitária Unesp e Assessoria de Comunicação e Imprensa. Coordena o Intercom Junior - Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação. É autora do livro "Infância (n)ativa: potencialidade de participação e cidadania das crianças na mídia digital”.

Mônica Rodrigues da Costa

Jornalista especializada em infância. Professora de Jornalismo na FAAP-SP e na pós-graduação em Arte, Crítica e Curadoria na PUC/SP. Crítica de teatro e para o site de circo Panis & Circus. Jurada na Associação Paulista de Críticos de Arte. Foi editora da “Folhinha”, crítica de cultura para crianças na Ilustrada, editora da Publifolhinha, do Grupo Folha, e editora de A Tardinha (Salvador) em A Tarde. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), graduação em Letras – Alemão e Português (USP) – e licenciatura pela Faculdade de Educação da USP. Produz conteúdo para EAD, editoras e escolas e de comunicação. É autora de livros de poesia e tradução de poesia.

NILTON VALENTIM

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo em 1995. Atuou por grande parte da carreira na área esportiva. Foi repórter, editor e chefe de reportagem no Diário do Grande ABC, onde, atualmente, ocupa o cargo de editor executivo e é responsável pelo Diarinho, suplemento infantil que completou 50 anos em 2022.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-14 à(s) 18.53.10.jpg

Jornalista, mestre em Jornalismo e doutorando em Antropologia na UFPB, vinculado ao grupo de pesquisa pelo CNPq Criança, cultura e sociedade (Crias). Atualmente, pesquisa, na perspectiva da Antropologia da criança, programa de transferência de renda e experiências de crianças e de adolescentes órfãos da covid-19 na Paraíba, no Nordeste brasileiro.

Priscila Crispi

Jornalista formada pela UnB e mestre em Literatura Infantil pela Roehampton University, em Londres. Produziu e apresentou o programa infantil Mambembeiro, na Rádio Nacional, e hoje trabalha como jornalista e produtora dos Festivais comKids. Em 2021, lançou seu primeiro livro de imagens para primeira infância, Gerbo, pela Editora Urutau.

sandy carangola

Formada em bacharel em Jornalismo pela Universidade de Vila Velha/ES. Cursando pós de Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é repórter e produtora na TV Vitória- ES, afiliada à Record TV. Mãe do Cauã, 7 anos.

Sarah Fernandes

Jornalista e geógrafa. Há 13 anos se dedica à reportagem, cobrindo temas sobre direitos humanos. Atualmente, é produtora do Radinho BdF, o podcast jornalístico infanto-juvenil do Brasil de Fato. Recebeu duas menções honrosas no Prêmio Vladimir Herzog, na categoria áudio. É bolsista da Universidade de Columbia em uma fellowship sobre infância.

Thais Furtado

Professora permanente do curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Comunicação da UFRGS e líder do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo). Doutora em Comunicação e Informação pela mesma universidade, com a tese
"O jornalismo infantil e o desejo de consumo: o discurso da revista Recreio". Mestre em Letras, na área de Análise do Discurso, pela UFRGS. Foi repórter e subeditora da revista Veja e editora do jornal Zero Hora.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-14 à(s) 18.54.50.jpg

Jornalista, especialista em Comunicação e Política, licenciado em Filosofia e pesquisador de  Comunicação e Infância no Mestrado da UFRGS.

Viviane Zanardo

Formada em Comunicação com ênfase em Jornalismo (FIAM), pós-graduada em Editoração Eletrônica (Senac) e especialista em Marketing Digital (ESPM). Atua na área desde 2000, foi pauteira, produtora, repórter, editora e apresentadora, com passagens pelas TVs Bandeirantes, Diário e TV Globo SP. Em 2019, lançou o Jornal da Criança, periódico multiplataforma também em formato impresso, voltado a alunos do Ensino Fundamental.

COLO - Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil 2022

colojornalismo@gmail.com

Vinicius Marques

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP) e atua como repórter do Jornal Joca. Tem experiência com portal de notícias online e é escritor de obras voltadas para o público infantil.

download.png
bottom of page